Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

Boaz, parente de Elimeleque

domingo, 11 de dezembro de 2016

Boaz foi um judeu, morador de Belém e pertencente à tribo de Judá. Boaz era um homem rico e um respeitado proprietário de terras em Belém (Rt 2:1-3). A história de Boazestá registrada no livro de Rute, além de também ser citado em 1 Crônicas 2:12. Neste estudo bíblico conheceremos um pouco mais sobre quem foi Boaz na Bíblia Sagrada.

A história de Boaz


A Bíblia não nos fornece muitas informações sobre a biografia de Boaz. Sabemos que ele foi um parente de Elimeleque, o marido de Noemi (Rt 1:1; 2:1). O texto bíblico o descreve como um fazendeiro honesto e bondoso, que procurava garantir o bem-estar de seus trabalhadores. Boaz viveu no período dos juízes de Israel.

Boaz é mencionado na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus 1:15. Justamente nessa passagem existe uma discussão entre os estudiosos acerca da mãe de Boaz. O texto bíblico deixa claro que Boaz era filho de Raabe e Salmom.
Todavia, alguns intérpretes questionam se essa Raabe, mãe de Boaz, é a mesma citada no livro de Josué como uma ex-meretriz que foi acolhida entre os israelitas. Apesar de tal discussão, as evidências apontam que muito provavelmente a Raabe mãe de Boaz citada na genealogia do Senhor é a mesma mulher que morava em Jericó e que acolheu os dois espias enviados por Josué. Saiba mais sobre quem foi Raabe.


Boaz e Rute

Após Elimeleque e seus dois filhos morrerem em Moabe, as viúvas Noemi, Rute e Orfa ficaram numa situação difícil. Rute e Orfa, ambas moabitas, foram aconselhadas por Noemi a retornarem para suas famílias. Entretanto, Rute decidiu permanecer ao lado de sua sogra e acompanhá-la de volta à Belém (Rt 1:15-22).
Já em Belém, Rute se aproveitou de um antigo costume que garantia aos pobres benevolência para que pudessem obter o sustento necessário para a sobrevivência (Lv 19:9-10; 23:22; Dt 24:19). Assim, Rute foi rebuscar espigas no campo.
O texto diz que por casualidade Rute entrou na parte das terras que pertencia a Boaz(Rt 2:3). A expressão do hebraico utilizada nesse versículo demonstra que Rute não planejou aquilo, entretanto sabemos que tudo o que veio à acontecer obedeceu ao propósito soberano de Deus.
No campo, Boaz percebeu Rute e perguntou aos seus homens sobre ela (Rt 2:4-7). Boaz e seus homens ficaram impressionados com aquela jovem estrangeira, pois seu testemunho era muito diferente do que normalmente se esperava de uma moabita.
Rute era tão honrada que pediu permissão para juntar as espigas deixadas para trás pelos segadores, apesar de aquele ser seu direito (Dt 24:19-21). Isto fez com ela fosse admirada pelo seu caráter. Saiba mais sobre a história de Rute.
Boaz concordou com pedido de Rute, e lhe ofereceu proteção e provisão. Na verdade Boaz concedeu a Rute muito mais do que era esperado dele (Rt 2:14-16), demonstrando o tipo de pessoa que ele era.
Mais tarde, após o término da sega da cevada e do trigo, Noemi aconselhou Rute a procurar Boaz para propor-lhe que ele desempenhasse o papel de parente-remidor(Rt 3:1-11), isto é, o parente que exerce o direito de compra da propriedade do falecido, neste caso Elimeleque, Malom e Quiliom.
Apesar da Lei não exigir a responsabilidade do casamento para o resgate da propriedade, de alguma forma houve a aplicação do costume do casamento levirato (Dt 25:5). Entretanto, havia um parente mais próximo do que Boaz, e que pela lei, tinha a prioridade em tais obrigações (Rt 3:12,13).
Após a recusa desse parente próximo, Boaz comunicou que cumpriria as obrigações como resgatador, e que se casaria com Rute (Rt 4:11). O texto bíblico aponta claramente que Boaz tinha bem mais idade do que Rute (Rt 2:5,8), a ponto de Rute ter sido elogiada por ele por não ter ido procurar um homem jovem.
Da união de Boaz e Rute nasceu um filho que foi chamado de Obede. Obede foi o avô do rei e Davi (Rt 4:18-22; 1Cr 2:12), e, como já foi dito anteriormente, Boaz pertenceu à linhagem segundo a carne pela qual Jesus veio ao mundo.
Fonte: estiloadoracao.com

Nenhum comentário

Postar um comentário

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas