Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

BELZEBU: deus DAS MOSCAS E EXCREMENTOS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Por que os antigos israelitas usavam o obscuro nome "Belzebu" para se referir a Satã? 
Um dos nomes mais peculiares de Satã, o príncipe dos demônios, é Belzebu. A origem dessa palavra obscura continua a intrigar os estudiosos da Bíblia. A estreita associação entre Belzebu e o nome do deus de Ecrom, Baal-Zebu, parece óbvia (2 Re 1:2). 
Mas restam dúvidas persistentes sobre se Baal-Zebu significa literalmente "Senhor das Moscas", expressão usada por William Golding no título do seu assustador romance de 1954. Muitos eruditos acham que o nome verdadeiro desse deus era Baal-Zebul, com o significado de "Senhor da Morada Celeste". 
 Como os profetas israelitas jamais honrariam com esse título prestigioso qualquer outro deus senão o Deus de Israel, pode ser que hajam dado um nome pejorativo à divindade pagã, como "Senhor das Moscas" ou "Senhor dos Excrementos". Na época de Jesus, Belzebu era um epíteto comum para Satã. A certa altura, os fariseus disseram a respeito de Jesus: "Somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, ele expulsa demônios" (Mt 12:24).

Fonte: www.odetalhedapalavra.blogspot.com.br 

_________________________________________________________________


BELZEBU
Significa “senhor do esterco”, isto é, dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. É o nome do deus cananeu, chamado no AT Baal-Zebub ("senhor das moscas"), divindade da cidade filistéia de Acaron. No NT “Belzebu”era o nome que os fariseus davam ao príncipe dos demônios (Mc 3,22; Mt 12,24s).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas