Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

Timeu, o pai de Bartimeu

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

As informações sobre o pai de Bartimeu não encontramos nos evangelhos, mas podemos obte-las do historiador Flávio Josefo que justificam a referência paterna. Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. Com a chegada dos Romanos na Palestina aconteceu que seus bens foram confiscados e o soldo da aposentadoria cortado.

De cidadão bem sucedido torna-se um revoltoso. Pela formação militar que possuía liderou várias movimentos revoltosos contra os romanos e propunha desestabilizar o governo romano na região.

O contingente militar romano na região o identifica como uma pessoa perigosa à ocupada ção romana na Palestina. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

A crucificação dos contrários a ocupação Romano era um expediente muito praticada e um grande número de pessoas foram mortas. Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais, tornar os filhos cegos de pais revoltosos era muito comum. Passavam a ser um exemplo vivo, “não sigam o exemplo de Timeu.


Fonte: www.abiblia.org

38 comentários

  1. No livro História dos Hebreus", de Flávio Josefo o Timeu mencionado não é o pai do cego que Jesus curou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco
      Caro Augusto Sergio. Quando contradizemos uma palavra, seja qual for, precisamos provar o que estamos afirmando, então, por favor prove o que está a dizer.
      Obrigado.

      Excluir
  2. Amigos,bartimeu significa filho de Timeu,seria uma coincidência de um em um milhão não se tratar da mesma pessoa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de bartimeu significar que é filho de Timeu, não prova que o Timeu do livro de Flavio Josefo seria o pai do cego de Jericó. Agora se há uma fonte segura gostaria que fosse citada pra aprendizagem de todos.

      Excluir
  3. Alguém aí sabe me responder onde está escrito na bíblia, quem fizer replicar do templo de Salomão será amaldicoado.?

    ResponderExcluir
  4. Alguém aí sabe me responder onde está escrito na bíblia, quem fizer replicar do templo de Salomão será amaldicoado.?

    ResponderExcluir
  5. Não, só sabemos que produzir sabonetes com nome da igreja e dizer q vai os purificar dos pecados não tá na bíblia, entre outros absurdos q a igreja iurd fazem pra enganar os coitados, esse sim são os verdadeiros cegos de Jericó

    ResponderExcluir
  6. Ge nte essa história não está na bíblia , simplesmente o historiador , que conta a história , acho impossível não se tratar do mesmo pai e filho !!

    ResponderExcluir
  7. Ge nte essa história não está na bíblia , simplesmente o historiador , que conta a história , acho impossível não se tratar do mesmo pai e filho !!

    ResponderExcluir
  8. EU ESTOU ENCANTADO COM A HISTORIA, EU SEMPRE PREGO NESSE TEXTO , ACHO ELE INESGOTÁVEL GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quezia, até agora ninguém comprovou se o da Bíblia e do Livro da História dos Hebreus, são as mesma pessoa. O fato de bartimeu significar que é filho de Timeu, não prova que o Timeu do livro de Flavio Josefo seria o pai do cego de Jericó. Agora se há uma fonte segura gostaria que fosse citada pra aprendizagem de todos. A história é interessante mas temos que ser prudentes com a palavra de Deus. Fica na paz do Senhor.

      Excluir
    2. Abençoados, estamos analisando esta questão na igreja em que sou membro... Na verdade o relato não tem base segura tampouco conhecida na teologia a não ser essas conjecturas tolas difundidas na internet por pregadores sem compromisso e desejo real de serem portadores da verdade. Encontrei a primeira menção deste relato, e ele nem mesmo continha a fonte do livro A História dos Hebreus, depois de algumas curtidas o relato apareceu num Facebook de um pastor muito conhecido mas na verdade não é um Facebook oficial do digníssimo pastor que muito admiro, lá aparece enxertado a fonte de Flávio Josefo, claro que de forma irresponsável. Tudo começou pelas minhas pesquisa em 22 de junho de 2013... Na edição antiga do livro A História dos Hebreus o nome Timeu aparece 3 vezes e se refere a um historiador filho de Andrômaco que morreu em 250aC... Citado dentre outros historiadores que pelo relato de Josefo não eram sinceros em seu registros históricos em relação aos Judeus, isto está registrado na página 1477 da primeira edição e na página 1430 da edição de 2010. Espero ter ajudado, a paz de Cristo para todos!

      Excluir
  9. O mais importante é que Ele recebeu o milagre e voltou a ver/podemos citar essa possibilidade de ser o mesmo/mas nao podemos afirmar/todavia podemos falar do mais importante.
    Ele era cego e passou a ver. Para Jesus toda gloria.

    ResponderExcluir
  10. O mais importante é que Ele recebeu o milagre e voltou a ver/podemos citar essa possibilidade de ser o mesmo/mas nao podemos afirmar/todavia podemos falar do mais importante.
    Ele era cego e passou a ver. Para Jesus toda gloria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a historia diz que bartimeu ficou sem os olhos,se tivesse falando da mesma pessoa não seria um mendigo cego mais sim a cura de um mendigo que não tinha os olhos.

      Excluir
  11. O próprio autor da fonte citada, o site abiblia, admite o erro da história publicada: http://www.abiblia.org/ver.php?id=7108
    Essa estória sobre Bartimeu é desmentida pelo próprio site

    ResponderExcluir
  12. Queridos, shalon!!!
    Se o pai de Bartimeu e o mesmo Timeu do texto citado eu não sei, mas o que faz essa história ganhar força de veracidade é que Batimeu não nasceu cego. Pois a bíblia diz que ele recuperou a vista.
    E logo entendemos que, não se recupera o que não se tiunha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcone, eles usou oque tinha, para ter de volta o que lhe foi tirado.
      Usou sua Voz. E conseguiu chamar a atenção de Jesus clamando cada vez mais alto.

      Excluir
  13. Queridos, shalon!!!
    Se o pai de Bartimeu e o mesmo Timeu do texto citado eu não sei, mas o que faz essa história ganhar força de veracidade é que Batimeu não nasceu cego. Pois a bíblia diz que ele recuperou a vista.
    E logo entendemos que, não se recupera o que não se tiunha.

    ResponderExcluir
  14. O cego era conhecido por todos pelo nome do pai, e não pelo seu próprio nome, logo, entendemos aqui que o pai do cego deceria, no mínimo, ser bastante conhecido ou alguém de destaque.Os evangelistas não entraram em detalhes sobre a pessoa de Timeu talvez pelo fato de todos em Israel já saberem toda a história. O fato é que o cego não nasceu cego, ele pede a Jesus para "tornar a ver", assim sendo, temos aqui uma pessoa filho de alguém importante e conhecido em israel, e que teve sua vista tirada. A história de Flávio Josefo frente a estes detalhes no texto bíblico tem sentido sim na minha opinião. Lembrando que os evangelhos foram escrito para um público conhecedor e familiarizado com a história, isso por si pode justificar a ausência de melhores detalhes

    ResponderExcluir
  15. O cego era conhecido por todos pelo nome do pai, e não pelo seu próprio nome, logo, entendemos aqui que o pai do cego deceria, no mínimo, ser bastante conhecido ou alguém de destaque.Os evangelistas não entraram em detalhes sobre a pessoa de Timeu talvez pelo fato de todos em Israel já saberem toda a história. O fato é que o cego não nasceu cego, ele pede a Jesus para "tornar a ver", assim sendo, temos aqui uma pessoa filho de alguém importante e conhecido em israel, e que teve sua vista tirada. A história de Flávio Josefo frente a estes detalhes no texto bíblico tem sentido sim na minha opinião. Lembrando que os evangelhos foram escrito para um público conhecedor e familiarizado com a história, isso por si pode justificar a ausência de melhores detalhes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, a relação paterna com o Timeu do livro de Flávio Josefo é equivocada. O homem mencionado foi um historiador que morreu em 250 a.C na Cicilia.
      O termo "Bar", (filho de...) é muito parecido com o que usamos aqui no acidente.
      Ex.: Michael (filho de...), muito comum nos EUA; mais comumente conhecido temos o exemplo do cantor Michael Jackson ou Filho de Jackson. Aqui no Brasil gostamos de usar o sufixo Jr., ou Junior para dar homônimo ao pai, não sendo necessária uma tradição genealógica para tal mesmo nos tempos antigos! Bartimeu não tinha um nome desconhecido... O nome dele era esse mesmo! Seria como chama-lo aqui no brasil de Timeu Jr., parece engraçado mas está é a realidade apresentada sem mistérios...

      Excluir
  16. Em que página do Livro História dos Hebreus fala sobre esse Timeu, alguém pode informar?

    ResponderExcluir
  17. Em que página do Livro História dos Hebreus fala sobre esse Timeu, alguém pode informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na edição mais antiga, página 1477; na edição a partir de 2010 está na página 1430... Este Timeu, era historiador, filho de Andrômaco, morreu em 250 a.C na Cicilia. E seguramente não há outro Timeu no livro A História dos Hebreus.

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog, quando eu estudei bacharel em teologia aprendi examinando e estudando o grego que a história de Bartimeu e do seu pai Timeu aconteceu exatamente como o senhor contou,e uma vez um pastor amigo nosso formado em mestrado em teologia pregou em nossa igreja no texto do cego Bartimeu ele contou a mesma história sobre Bartimeu e Timeu... Parabéns mais uma vez,infelizmente tem muita gente leiga dentro das igrejas e preguiçosas que não quer tirar um pouco do seu tempo e investir num bom curso de teologia. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo blog, quando eu estudei bacharel em teologia aprendi examinando e estudando o grego que a história de Bartimeu e do seu pai Timeu aconteceu exatamente como o senhor contou,e uma vez um pastor amigo nosso formado em mestrado em teologia pregou em nossa igreja no texto do cego Bartimeu ele contou a mesma história sobre Bartimeu e Timeu... Parabéns mais uma vez,infelizmente tem muita gente leiga dentro das igrejas e preguiçosas que não quer tirar um pouco do seu tempo e investir num bom curso de teologia. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  20. A paz do senhor a todos,a referência sobre a cura do cego em lucas18.42 não diz que ele é o Bartimeu,então não vale Dizer que ele recuperou a vista.sao cegos diferentes

    ResponderExcluir
  21. Nota se no cap18.35 de lucas ele diz:chegando ele perto de jericó.ja marcos10.46 ele fala e saindo ele de jericó então não podemos dizer que são os mesmos

    ResponderExcluir
  22. Nota se no cap18.35 de lucas ele diz:chegando ele perto de jericó.ja marcos10.46 ele fala e saindo ele de jericó então não podemos dizer que são os mesmos

    ResponderExcluir
  23. A paz do senhor a todos,a referência sobre a cura do cego em lucas18.42 não diz que ele é o Bartimeu,então não vale Dizer que ele recuperou a vista.sao cegos diferentes

    ResponderExcluir
  24. Eu nao encontrei na História dos Hebreus esse comentário. Poderiam me falar onde se encontra?

    ResponderExcluir
  25. Amados à paz, a passagem na qual estamos falando trata-se de BARTIMEU o filho de TIMEU (Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43) sendo a mesma pessoa, pois os Detalhes dos versículos expressam isso: Marcos 10:46 e Lucas 18:35 ' assentado junto do caminho mendigando' e Mc 10:47 e Lc 18:36 ' e ouvindo que era Jesus de Nazaré' ' e disseram-lhe que Jesus O Nazareno passava' Mc 10:48 e Lc 18:39 'e muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, têm misericórdia de mim' . Fica claro que se trata da mesma pessoa, porém MARCOS que trás detalhes da origem direta dessa pessoa (pois MARCOS era da primeira geração de cristãos após a Ascnção de CRISTO aos céus e ele colaborou com 3 apóstolos da época PAULO, BARNABÉ e PEDRO; e o livro foi scrito para os Romanos terem conhecimento sobre JESUS, enquanto LUCAS que era gentil convertido, escreveu o livro para OS GENTIOS, baseando nos relatos de MATEUS e MARCOS, e daqueles que presenciaram o Ministério de Jesus (Lc 1:1-3), ele apenas relata o Fato. Mas a principal questão é sobre BARTIMEU FILHO DE TIMEU se o pai era de carreira militar ou não, se teve os olhos arrancados pelo soldados de Roma ou não. Queridos o discípulo JOÃO falou no EVANGELHO DE JESUS CRISTO ao qual ele escreveu que ' Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fossem escritas, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém! João 21:25. o que quero dizer com isso; existem muitos fatos, milagres, parábolas, sermões e maravilhas aos quais foram realizados por JESUS, porém todos os fatos contidos nos EVANGELHOS e em toda BÍBLIA têm um único propósito que é dar ao homem CONHECIMENTO de um ÚNICO DEUS TRIUNO (PAI FILHO E ESPÍRITO SANTO), ETERNO CRIADOR, DIGNO E MERECEDOR DE TODA ADORAÇÃO, HONRA E LOUVOR, SANTO - SOBERANO - ONIPOTENTE, ONIPRESENTE e ONICIENTE e que é o SALVADOR do homem . Note os textos detalhadamente sobre o panorama GEOGRÁFICO e saberá que existiam 2 cidades chamadas JERICÓ (veja nos capítulos antes e depois) de onde JESUS estava vindo e para onde estava indo. Em MATEUS 20:29-34 fala da cura de 2 Cegos, porém devemos analisar em que circunstância é essa passagem.

    ResponderExcluir
  26. Amados sabendo que os Estudos Teológicos colaboram e acrescentam na Pregação da Palavra podemos até usá-los, porém os Estudos Teológicos jamais há de trazer e/ou substituir a MENSAGEM QUE SÓ A PALAVRA DE DEUS NOS TRÁS; por que conforme nos colocamos à APREGOAR à PALAVRA DE DEUS que é pra dar SALVAÇÃO AO PERDIDO, devemos sempre pedir a DEUS que ELE nos CONCEDA O ESPÍRITO SANTO, para que assim seja APREGOADA A PALAVRA DE DEUS. Mas pense aí se o ESPÍRITO SANTO DE DEUS que fala através de nós e nos direciona; iria DESVIAR' a atenção da MENSAGEM para algo que não 'CONTRIBUÍSSE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A TI' . O quero dizer irmãos é que se não formos DIRECIONADOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS não convém atentarmos para algo que só trazem DIÁLOGOS SEM FIM (2 Timóteo 2:14-26). O FATO de o EVANGELHO DE JESUS CRISTO segundo escreveu MARCOS ser escrito para os ROMANOS (cristãos da Igreja de Roma), fica mais claro e aceitável crer nos detalhes sobre BARTIMEU e seu pai TIMEU ao qual têm os nomes revelados e assim ver nos Estudos Bíblicos da época. MAS nunca podemos esquecer e sempre lembrar que a BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS DIRETAMENTE SOPRADA POR ELE, sendo assim se o SENHOR NOSSO DEUS permitiu que nela estivesse ' Certos Detalhes' extras é apenas para nos mostrar que em todos os ÂMBITOS SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICOS E RELIGIOSOS, é ELE QUEM TÊM O PODER SOBERANO em ATUAR DIRETAMENTE e PERMITIR ainda QUE NÃO SE AGRADE DE TAIS ATOS REALIZADOS PELOS HOMENS E POTESTADES. Quando eu era mais jovem na fase de adolescent, eu lembro de uma passagem que dizia ' É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus' , e eu ficava tentando entender como JESUS iria fazer aquilo por que o buraco da agulha é fininho até prá colocar a linha, e o camelo é grande e ainda têm aquelas concundas nas costas, aí eu pensava tipo: JESUS vai deixar o camelo fininho bem comprido e depois vai passar ele pelo buraco, vai ficar grande vai o camelo vai ter que passar; Amados eu fui criado numa Igreja Tradicional sempre tive conhecimento pela misericórdia do SENHOR de que havia DEUS PAI FILHO E ESPÍRITO SANTO e que se eu fizesse alguma coisa errada e me escondesse debaixo da cama ELE estaria vendo, hoje tenho 35 anos congrego numa Igreja Pentecostal (não tome más interpretações independente de doutrina - quem lê entenda), sei da passagem se tratar de BURACO DA AGULHA ou FUNDO DA AGULHA se trata de uma passagem SUBTERRÂNEA em que o camelo tinha que se encurvar para passar e era muito difícil e ele ainda tinha aquelas 2 concurdas e/ou em relação a LINHA GROSSA que era usada para passar nas malhas das Redes dos pescadores. EU NÃO DOU A MÍNIMA PARA O QUE SEJA, pois minha fé daquela época era que JESUS IA FAZER de algum jeito aquele Camelo passar pelo Buraco da Agulha. Não tenho o mínimo de DIREITO E MORAL de questionar o PODER dAQUELE QUE CRIOU OS CÉUS E A TERRA , FEZ TODO O UNIVERSO , (livro de JÓ caps 38 à 41) CHAMA AS COISAS A EXISTÊNCIA DAQUILO QUE NÃO EXISTE, CHAMA AS ESTRELAS PELO NOME DE CADA UMA, É ETERNO ANTES À CRIAÇÃO, ME DAR TANTOS LIVRAMENTOS DE ACIDENTES E DE MORTE , CUIDA DA SAÚDE MEUS FILHOS E DE MINHA MULHER, E FAZ SEU NOME SER SOBERANO E ACIMA DE TODO O NOME DIANTE DO QUAL TODOS HÃO DE SE PROSTAR. Me diz aí quem sou EU pra questionar sobre o Camelo ou querer saber se BARTIMEU FILHO DE TIMEU era militar ou não. De uma coisa eu sei e tenho absoluta certeza que ELE É O SENHOR SUA VERDADE VAI SEMPRE REINAR TERRA E CÉU GLORIFICAM SEU SANTO NOME ELE É EXALTADO PRA SEMPRE EXALTADO NOS CÉUS e na terra também. PAZ à todos um abraço e vamos focalizar somente a PALAVRA meus queridos pois ela é o PODER DE DEUS em nossas vidas. Obrigado pelo espaço meu caro irmão.
    Notas e referências dos Evangelhos - BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL - ARC CPAD.

    ResponderExcluir
  27. Ah e ELE também CURA. Dar visão aos cegos, seja de nascença ou que tenha seus olhos furados ou arrancados, e o principal ELE SALVA. Irmãos ELE É DEMAIS .
    Agora eu fuuiiié sério tchauuu, a pazzzz.

    ResponderExcluir
  28. olá amados novamente. Só pra complementar á respeito de TIMEU , PAI DE BARTIMEU ser militar ou não; fica um pouco mais claro no Ponto de Vista ao qual foi escrito o EVANGELHO SEGUNDO ESCREVEU MARCOS , pois por se tratar de ter sido escrito para ROMA - O POVO ROMANO - ROMANOS CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO , é como se o escritor MARCOS ao declarar nomes detalhados ( BARTIMEU FILHO DE TIMEU ) falasse tipo : esse é BARTIMEU FILHO DE TIMEU - TIMEU é aquele que foi Militar e tentou contra o IMPÉRIO ROMANO devidos as sanções que sofreu e as perdas que teve, e veio a se REBELAR contra o IMPÉRIO - e esse aí é BARTIMEU seu filho ao qual teve os olhos arrancados/furados pelo IMPÉRIO ROMANO. É como se MARCOS mostrasse apenas o fato desse que era CEGO e MENDIGO tinha uma origem de destaque na CULTURA da época pelo que seu Pai tinha realizado e o que aconteceu com Ele por está naquela situação. Há também um FATO bem interessante pois havia 2 cidades com o nome de JERICÓ - A ANTIGA que foi destruída por JOSUÉ e ainda tinha algumas estruturas e possivelmente as pessoas habitavam por lá -- e A NOVA construída por HERODES naquela época do sei reinado . Devemos analisar essas situações de que em qual dessas cidades O SENHOR JESUS estava passando no momento, seja entrando e/ou saindo de uma à outra . Um abraço à todos e A PAZ DO SENHOR JESUS . Amém.

    ResponderExcluir
  29. boa tarde foi de muita valia este estudo obrigado.

    ResponderExcluir
  30. O que mais importa para nós conhecedores do evangelho e que para Deus nada é. Impossivel se ele não tivesse os globos ocolares haveria impossível para DEUS? A biblia diz que tudo que pedirmos crendo receberemos.

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas