Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

SIMEÃO, Um Homem justo e Piedoso

sábado, 29 de novembro de 2014

INTRODUÇÃO
O texto do evangelho de Lucas 2:25 a 35 relata a curta, mas fascinante história de um homem chamado Simeão. Os versículos vinte e cinco a trinta e dois falam das qualidades desse grande homem. Os versículos seguintes relatam uma palavra que ele entrega à Maria, mãe de Jesus, esta palavra é outra mensagem, mas neste texto veremos as qualidades de um grande homem de Deus chamado Simeão.

AS QUALIDADES DE SIMEÃO
O texto começa nos falando de três qualidades importantes da Simeão:
 
1)Homem justo e Piedoso, ou seja, temente a Deus e que buscava fazer a vontade Dele. A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável.

2)Esperava a consolação de Israel, ou seja, aguardava o cumprimento da promessa da vinda de Cristo. Ele fazia parte de um grupo conhecido como “remanescente fiel”, pessoas que permaneciam fiéis a Deus, aguardando o cumprimento de suas promessas. Podemos esperar em Deus, pois Ele é fiel para cumprir cada uma de suas promessas.

3)O Espírito Santo estava sobre ele, ou seja, havia uma unção especial sobre Simeão, mostrando que ele era, realmente, um homem de Deus.

A PROMESSA
Sobre a vida de Simeão havia a promessa de que ele não passaria pela morte sem conhecer o Cristo. Era uma promessa específica para aquele homem, assim como Deus tem promessas para cada um de nós. A Bíblia tem várias promessas para os cristãos e, além dessas, Deus tem prazer em abençoar, individualmente, cada um de seus filhos.
Podemos crer que não morreremos antes que Deus cumpra, em nós, todas as suas promessas.

A DIREÇÃO DE DEUS
O texto de Lucas nos informa ainda que Simeão foi ao templo impelido pelo Espírito Santo; Deus o direcionou para o cumprimento de sua promessa. É importante ressaltar que Simeão era um homem direcionado por Deus, uma qualidade indispensável para aqueles que desejam servi-lo de coração.

Precisamos estar com os ouvidos sensíveis à voz de Deus; Ele sempre nos direcionará por um caminho de bênçãos e de conquistas.

A IMPORTÂNCIA DA SALVAÇÃO
Quando Simeão pega Jesus nos braços sua primeira atitude é louvar a Deus. Um coração repleto de louvor também é outra qualidade importante para um servo de Deus que reconhecer os seus feitos.

Logo após louvar a Deus, Simeão usa a seguinte expressão: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua Palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação”. Com essas palavras Simeão demonstra que, para ele, nada era mais significativo ou mais importante do que contemplar a salvação.

Nós não apenas contemplamos a salvação, mas vivemos essa salvação. A obra da salvação precisa ser entendida como a maior benção que um ser humano pode receber; é o que temos de mais importante nessa vida.

CONCLUSÃO
Por fim, o texto nos fala sobre a universalização do evangelho, sobre a luz que pode iluminar toda a humanidade, que pode dar novos rumos a uma sociedade que caminha na escuridão.

Lucas fala, ainda, da glória de Israel, que é conhecer e compartilhar a salvação de Deus. Hoje, a Igreja é o novo Israel de Deus e a nossa maior glória é compartilhar a salvação com todos os perdidos.

Por Pastor Leonardo Nascimento
Fonte: www.igrejabatistasmirna.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas