Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

ESAÚ: TROCANDO A BENÇÃO POR UM PRATO DE LENTILHA

domingo, 2 de novembro de 2014



O Senso comum não é de todo comum. Na realidade, muitas decisões influenciadas pelo senso comum não fazem sentido. A vida de Esaú foi repleta de escolhas das quais ele deve ter se arrependido profundamente. Esaú parece ter sido o tipo de pessoa que achava difícil considerar as consequências, reagindo com acordo com a necessidade do momento, sem perceber do que estava abrindo mão para satisfazer tal necessidade.
 
Trocar a primogenitura por um prato de lentilhas foi o exemplo mais claro de sua fraqueza. Ele também escolheu suas esposas contrariando a vontade dos pais. E aprendeu da forma mais difícil.
 
Você esta disposto a fazer trocas para conseguir o que deseja? Às vezes, você se acha apto a negociar qualquer coisa por algo que pensa necessitar no momento? Será que sua família, cônjuge, integridade, corpo ou alma estão incluídas nessas trocas? Algumas vezes, você não tem a sensação de que partes importantes da sua vida escaparam enquanto buscava outra coisa?
 
Em caso afirmativo, assim como Esaú, a raiva pode ser sua resposta inicial. Não é errado sentir raiva, contando que sua energia seja direcionada para uma solução, e não para si próprio ou para outras pessoas como causa do problema. Sua maior necessidade é encontrar um foco, ao invés de um paliativo, e o único foco importante é Deus. Um relacionamento com Ele não apenas proporcionará um propósito definitivo para a sua vida, mas também será o seu guia diário para viver. Encontre-o nas páginas da Bíblia.

Pontos fortes e êxitos:

·         Ancestral dos edomitas.
·         Conhecido por suas habilidades como arqueiro.
·         Apto a perdoar após uma explosão de fúria.

Fraquezas e erros:

·         Ao enfrentar importantes decisões, costumava escolher baseado nas necessidades imediatas e não nos efeitos em longo prazo.
·         Enfureceu os pais com as más escolhas de casamento.

Lições de Vida:

·         Deus permite certos acontecimentos em nossas vidas para que seus propósitos sejam cumpridos, mas ainda assim somos responsáveis por nossos atos.
·         É importante considerar as conseqüências.
·         É possível sentir muita raiva e não pecar.

Informações essenciais:

·         Local: Canaã.
·         Ocupado: Habilidoso caçador.
·         Familiares: Pais – Isaque e Rebeca; irmão – Jacó; esposas – Judite, Basemate e Maalate.

Versículo-chave:

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou” (Hb 12.14-17).

A história de Esaú pode ser encontrada em Gênesis 25 – 36. Ele também é mencionado em Malaquias 1.2-, 3; Romanos 9.13; Hebreus 12. 16,17.
 
Fonte: ezequielcruz1977.blogspot.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas