Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

ELIEZER, O MORDOMO FIEL

sexta-feira, 7 de novembro de 2014



Eliezer era um homem nascido em Damasco, e o presumível herdeiro de Abraão (que não tinha filhos). O patriarca Abraão se referiu a Eliezer como “o mordomo de minha casa”, que tem o significado de “o administrador de minha casa” (Gênesis 15.2,3). Na verdade, além de administrador (ou mordomo) da casa de Abraão, Eliezer era seu único herdeiro, por ser o seu “filho adotivo”. Era costume naquela época que casais sem filhos adotassem um filho, que cuidaria deles na velhice e providenciaria seu sepultamento, quando morressem, daí herdando sua herança. Seria esse o caso de Eliezer, o damasceno, se Abraão e sua esposa Sara viessem a morrer sem filhos legítimos. Nesses casos, se nascesse um filho do casal, esse filho seria o herdeiro principal, por ser o filho legítimo. E, tal fato foi comprovado através de descobertas arqueológicas, tais como as “Tabuinhas de Nuzi”.
 
Quanto a Damasco, cidade onde nasceu Eliezer (o mordomo de Abraão) é uma antiga e importante cidade da Síria. Atualmente, Damasco também é conhecida como Esh-Sham ou Dismaq. Damasco está situada no sopé da Cordilheira do Antilíbano, estendendo-se diante dela até o leste do deserto Siro-Árabe. Ao sudoeste de Damasco localiza-se o Monte Hermom, com o seu pico constantemente nevado e com 2.814 metros de altitude, marcando a extremidade meridional da Cordilheira do Antilíbano (Cantares de Salomão 7.4).
 
Além de ser o filho adotivo e o administrador da casa, Eliezer era também o servo mais antigo de Abraão. Foi por isso que Abraão enviou Eliezer à cidade de Naor, na Mesopotâmia, para trazer uma esposa para Isaque, filho legítimo de Abraão e de Sara. Igual ao seu “pai e senhor Abraão”, Eliezer era um fiel adorador do Verdadeiro Deus, sempre buscando DELE a orientação e reconhecendo a Sua direção Divina (Gênesis 24.2,4, 12-14, 56). Em hebraico, a palavra “Eliezer” significa “Deus é meu Ajudador”. Além deste Eliezer, mordomo da casa de Abraão, a Bíblia Sagrada ainda faz referências a outras dez pessoas com o mesmo nome. Senão, vejamos:
 
1-Eliezer: o mais novo dos filhos de Moisés, assim chamado porque Deus tinha sido o seu “Ajudador” ao livrar Moisés da espada do faraó (Êxodo 18.4). Este Eliezer só tinha um filho (Reabias) por meio do qual vieram muitos descendentes. Durante o reinado de Davi, um desses descendentes (Selomite) junto com seus irmãos, foi designado para cuidar de todos os objetos sagrados no Templo (1º Crônicas 23.17; 26.25, 26, 28).
 
2-Eliezer: o segundo filho de Bequer e neto de Benjamim, o caçula de Jacó. Os filhos de Benjamim, o caçula de Jacó, foram Belá, Bequer e Jediael (1º Crônicas 7.6-8).
 
3-Eliezer: um dos sacerdotes que tocaram as trombetas diante da Arca da Aliança, quando o rei Davi a fez levar da casa de Obede-Edom para Jerusalém. Os outros sacerdotes que tocaram as trombetas juntamente com Eliezer foram Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias e Benaia (1º Crônicas 15.24).
 
4-Eliezer: filho de Zicrí e líder da tribo de Rubem durante o reinado de Davi (1º Crônicas 17.26).
 
5-Eliezer: filho de Dodava, de Maressa. Eliezer foi o profeta que predisse que Deus faria fracassar os trabalhos de Jeosafá, rei de Judá, no que se referia à sociedade com o iníquo Acazias, rei de Israel, na construção de navios (2º Crônicas 20.35-37; 1º Reis 22.48).
 
6-Eliezer: um dos líderes israelitas exilados que retornaram a Jerusalém juntamente com o profeta Esdras (Esdras 8.16).
 
7-Eliezer: um dos filhos de Jesua e um dos sacerdotes de Israel, juntamente com os seus irmãos Maaséias, Jeribe e Gedalias. Esses sacerdotes estavam entre aqueles que aceitaram a exortação do profeta Esdras, no sentido de despedirem as suas esposas estrangeiras (Esdras 10.18,19).
 
8-Eliezer: um dos levitas que despediram as suas esposas estrangeiras, acatando assim a exortação do profeta Esdras (Esdras 10.23,44).
 
9-Eliezer: um dos filhos de Harim. Este Eliezer, juntamente com os seus irmãos Issijá, Malquias, Semaías, Simeão, Benjamim, Maluque e Semarias despediram as suas esposas estrangeiras, em acatamento à exortação do profeta Esdras (Esdras 10.3132,44).
 
10-Eliezer: antepassado de Maria, esposa de José e mãe de Jesus (Lucas 3.29).
Dr. Venâncio Josiel dos Santos – Presidente da AELA/MS
Fonte: www.aelacadeira51.blogspot.com.b

3 comentários

  1. 10 - Eliezer antepassado de Jose!! a bíblia não fala dos antepassados de Maria e sim de Jose de onde veio a raiz de Judá!!! Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. O caçula de jacó, era josé, irmão !!!

    ResponderExcluir
  3. O caçula de jacó, era josé, irmão !!!

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas