Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

HABACUQUE, O PROFETA CANTOR

sábado, 9 de agosto de 2014

Habacuque foi considerado o oitavo profeta menor, era da tribo de Levi, era cantor, compositor e profeta de Deus. Começou seu ministério profético no ano 606 a. C., quando exercia também a função de cantor-mor (maestro) do Coral Real de Israel. Durante o seu ministério profético, Habacuque escreveu um livro de três capítulos, que recebeu o seu nome: O livro de Habacuque.

Este livro foi dividido em três grandes partes, a saber: 1-Habacuque clama por ajuda, perguntando até quando Deus permitirá que os iníquos continuem (Habacuque 1.1-2.1). 2-Deus responde que Ele tem um tempo designado, quando proferiria o julgamento sobre os caldeus, opressores de Israel (Habacuque 2.2-20). 3-O profeta apela para O senhor Deus agir e ainda assim mostrar misericórdia durante o vindouro dia de aflição (Habacuque 3.1-19). A maior parte do Livro de Habacuque é um diálogo entre ele, como profeta, e O senhor Deus. Habacuque morou em Judá e foi o substituto do profeta Naum.

O Livro de Habacuque foi escrito no ano 600 AC, quando se iniciava no mundo o poderio babilônico. A Assíria fôra ferida de morte com a destruição total da capital, Nínive, no ano 612 AC, pelos caldeus. Estes, liderados por Nabucodonosor, venceram também o faraó Neco e subjugaram o Egito em 606 AC, e a seguir foi Jerusalém que caiu em suas mãos. Jeoiaquim, rei de Judá, ficou servo do rei da Babilônia. Foi nessa época que Habacuque começou o seu ministério profético.

O profeta Habacuque viu no horizonte profético a aproximação de dias negros para a nação de Israel, por conta dos babilônios, que executariam o juízo Divino contra os judeus, em razão da situação moral e religiosa da nação israelita encontrar-se caótica nessa época (Habacuque 1.2-4). O Livro de Habacuque se distingue dos demais livros proféticos porque o autor não se dirige promordialmente ao seu povo ou a outros povos, mas diretamente a Deus. Este livro encerra duas mensagens proféticas.

A primeira mensagem profética de Habacuque refere-se ao juízo de Deus, onde o profeta diz ao Senhor que não pode compreender como um povo tão ímpio como os caldeus tem a permissão Dele para exercer o juízo Divino sobre Judá (Habacuque 1.4-13; 2.4). Deus mostra a Habacuque que os caldeus, por causa da sua soberba e impiedade, serão destruídos. Os caldeus são cinco vezes amaldiçoados por Deus (Habacuque 2.6, 9, 12, 15, 19). Assim o profeta Habacuque pôde vislumbrar a decadência dos caldeus ainda no início do período de sua hegemonia. O livro encerra, portanto, preciosas lições sobre o domínio supremo de Deus. Vemos em Habacuque 2.14 e 3.3 uma clara alusão sobre o Reinado Universal de Cristo, quando ELE regerá a terra como "Rei dos reis e Senhor dos senhores" - (Apocalipse 17.14; 1ª Timóteo 6.15). A mensagem de Habacuque também é Cristocêntrica.

A segunda mensagem profética de Habacuque está na palavra de conforto, quando "o justo viverá pela fé" - (Habacuque 2.4). Essa é uma das mensagens centrais da Bíblia. Encontrâmo-la em Gênesis 15.6, no Velho Testamento. E no Novo Testamento essa mensagem é apresentada de modo muito mais abrangente em Romanos 1.17; Gálatas 3.11 e Hebreus 10.38.

Habacuque, o profeta cantor, que tinha uma fé triunfante, proclamou que nos dias maus (que se aproximavam), em meio a toda a impiedade e apostasia, a fé no Senhor era a única salvação. O Cristão pode, às vezes, experimentar momentos de incertezas e dúvidas, mas as aflições pelas quais passa fortalece-lhe a fé e dão-lhe forças para prosseguir. A oração do profeta, em Habacuque, é uma das mais belas obras poéticas do Velho Testamento, e a mensagem básica de Habacuque é o "viver pela fé" (Habacuque 2.4).


Dr. Venâncio Josiel dos Santos – Presidente da AELA/MS
Fonte: www.aelacadeira33.blogspot.com.br

Um comentário

  1. Dou glória a Deus por ter vcs! mostrando a verdade para muitos que ainda não saber que é O verdadeiro Deus..dos deus

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas