Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

SAUL, O PRIMEIRO REI DE ISRAEL

domingo, 8 de junho de 2014

O PRIMEIRO REI DE ISRAEL

Saul era um membro da tribo de Benjamim, uma das menores tribos israelitas. Seu pai se chamava Quis, filho de Abiel. Saul nasceu em Gibeá, uma cidadezinha ao norte de Jerusalém. Ele era um homem casado a uma única esposa, Ainoã, e pai de cinco crianças - três filhos e duas filhas (1 Samuel 14:49-50). O filho mais conhecido de Saul se chamava Jônatas. Os três filhos de Saul morreram com ele em uma batalha (1Samuel 31:2). De suas duas filhas, a mais conhecida é Mical, que se casou com Davi.

SAUL O REI
Saul teve uma difícil tarefa como rei de Israel. Antes de Saul, nenhum rei humano havia reinado em Israel. Israel era uma teocracia, e Deus, o único e verdadeiro Rei de Israel, reinava (Êxodo 15:18). Conseqüentemente, apesar de ter tido governadores poderosos em Israel (Moisés, Josué e alguns juízes), nenhum deles assumiu o título de rei. Uma pura necessidade trouxe um rei a Israel. A necessidade foi criada por uma ameaça palestina. Os juízes de Israel, ou outro governador temporário, poderia ter lidado com uma breve ameaça de fora. No entanto, uma ameaça permanente e séria à existência de Israel requeria mais do que uma medida temporária. Se fosse pra Israel sobreviver como uma nação, ela precisaria de um único governo militar centralizado cujo poder fosse reconhecido pelas várias tribos que formavam a nação. Por esta razão, o reino foi estabelecido, e Saul se tornou o primeiro rei de Israel. Como nunca havia existido um rei em Israel antes, não havia leis e costumes sobre reinado. Quais eram as responsabilidades de Saul? Primeiramente, eles eram militares, e por esse motivo é que Saul tinha se tornado rei. Saul era um líder militar de sucesso, mas ele enfrentou outras tarefas difíceis além das militares. Alguns israelitas ainda se opunham a idéia de um rei. Até mesmo Samuel, que primeiro ungiu Saul como rei, não tinha certeza como se sentia quanto a ter um rei (1 Samuel 8:6) e quanto a Saul em si (1 Samuel 15:23). Além disso, ninguém havia dito o que o líder podia e não podia fazer. Ele era um soldado - essa parte estava clara. No entanto, qual era o seu papel na vida religiosa de Israel? Apesar de os leitores da bíblia sempre julgarem Saul duramente, nós temos que lembrar a difícil tarefa que ele aceitou. Só os problemas militares que ele enfrentou teria sido o suficiente para destruir grandes homens. Saul também tinha que criar um papel completamente novo como rei. A liderança de Saul era geralmente modesta e louvável. Ele não era obcecado com riquezas ou com fama. Diferentemente de muitos reis do leste, ele tinha uma corte modesta e pequena localizada em Gibeá. Há pouca evidência de que era uma corte rica ou profusa. Ele não tinha um exército permanente. Ele só tinha alguns homens que eram mais íntimos perto dele, em particular seu filho Jônatas e seu general Abner. Ele também buscava jovens que fossem promissores, como Daví.

Saul,como um líder nacional, tinha problemas com Samuel, que o tinha tinha liderado Israel antes dele. Apesar de Saul merecer a maioria da culpa por esses conflitos, Samuel não parece particularmente apoiá-lo ou ajudá-lo. Samuel uma vez condenou Saul por assumir o trabalho sacerdotal de oferecer sacrifícios quando ele não estava em Gilgal (1 Samuel 13:8-15). Saul merecia essa crítica, mas o dilema de Saul era claro: O rei de Israel tinha um papel sacerdotal ou não? A resposta a essa pergunta não estava clara para Saul e para Israel. Saul estava em crise. Ele tinha esperado sete dias por Samuel, e a cada dia que passava, mais e mais soldados o abandonavam. Então Saul tomou uma atitude. Este incidente mostra a dificuldade de ser o primeiro rei de uma nação. Saul foi o primeiro rei de Israel, mas não o melhor. No entanto, nenhuma crítica a liderança de Saul deve ser muito severa, pois não podemos ignorar seus pontos fortes. Ele enfrentou dificuldades extraordinárias, e por um tempo obteve sucesso. De uma perspectiva humana simples, o homem não era bom o suficiente para as enormes tarefas diante dele. Superado por suas complexidades, e perdendo a sua fé em Deus que tinha dado a ele responsabilidades imponentes, Saul terminou seus dias em tragédia. 


Fonte: Biblia Ilumina Gold / www.iigdaltaneira.com.br

2 comentários

  1. O comentario nao foi fiel ao texto biblico apresentado em 1samuel

    ResponderExcluir
  2. O comentario nao foi fiel ao texto biblico apresentado em 1samuel

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas