Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

Sansão, a força e a fraqueza de um herói

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Juízes 13.2-5: 2 Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. 3 Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. 4 Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; 5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.


Introdução
Os juízes foram líderes tribais que governaram Israel no período que se seguiu à conquista da terra. Quando se estabeleceram na terra, os israelitas enfrentaram muitos inimigos vizinhos. Um deles vem da costa do Mar Mediterrâneo. Trata-se dos filisteus. Saul e Davi muito se empenharam para combatê-los. Mas antes dos reis, Deus levantou uma pessoa para começar a libertar Israel domínio dos filisteus: Sansão. Este foi uma figura um tanto contraditória: foi consagrado desde o ventre da sua mãe para Deus, mas viveu uma vida dissoluta e imoral. Apesar dos desvios morais, seu nome está na lista dos heróis da fé (Hb 11.32). Vejamos quem foi Sansão.


O herói
1)
Sansão foi o último juiz de Israel. Julgou por 20 anos (Jz 15.20). Ele começou a libertar Israel do poder dos filisteus (13.5b).
2)
Sansão era nazireu, isto é, consagrado a Deus (Nm 6.1-21). Comprometimento do nazireu: não tomar vinho nem bebido forte; não tocar em cadáveres; não comer alimentos impuros; não cortar o cabelo.
3)
Sansão era um instrumento do Espírito do Senhor: 13.25; 14.6. O Espírito lhe dava força. Capacitava-o para lutar. Aliais, o nome “Sansão” significa “como o sol”, que era um símbolo da força (Jz 5.31).
Sansão tinha em suas mãos a chave da vitória. O Espírito do Senhor agia sobre ele. Ele poderia libertar completamente Israel das mãos dos filisteus. Mas não libertou. Antes, ele mesmo acabaria sendo preso por eles.
Jovens: vocês são fortes. Já venceram o maligno. (1Jo 2.13). Mas porque muitos jovens estão derrotados? Para responder essa questão, continuemos com a história de Sansão.


A ruína do herói
Sansão quebrou seu voto com Deus. Tocou no cadáver de um leão (14.9). Bebeu bebida forte (14.10: “banquete”, literalmente “uma festa de bebidas”).
Sansão era dirigido pela carne: 14.1; 16.1. Era dirigido pelo olhar. Em 14.1, ele diz aos pais: “Vi uma mulher”. Em 14.3b, pede: “Toma-a para mim, porque ela me agrada muito”, literalmente “ela é certa aos meus olhos”. Sansão era dirigido pelo senso da época dos juízes: “cada um fazia o que lhe parecia certo” (17.6).

Sansão tinha o poder do Espírito, mas não era dirigido pelo Espírito. Era dirigido por suas paixões: 14.4.

O que fazer com o olho, se ele leva você ao pecado? Você, homem, como olha para as mulheres? Se você não consegue controlar seu olhar, então ‘arranque’ seu olho (Mt 5.29).
Ou seja, há situações que você precisa se comportar como se não tivesse olhos. Faça uma aliança com seus olhos, para que eles não se inclinem para o lugar errado (Jó 31.1).

Aqui, um conselho às jovens: cuidado com suas roupas. Cuidado para não se tornarem pedra de tropeço (Mt 18.7-9).

A ruína final de Sansão é narrada em Jz 16.4-31. Depois de se envolver com muitas mulheres, Sansão se casa com Dalila. Curiosamente o nome “Dalila” significa “fraco”, e contrasta-se com a força de Sansão. Sansão era forte. Mas Dalila era sua fraqueza!

Sansão se envolveu com a pessoa errada. A vida de Sansão nos ensina que existem amizades perigosas, com influências perigosas. Veja Sl 1.1.

Sansão cedeu às pressões: 16.16. Ele era continuamente importunado.
Sansão estava no lugar errado, com a pessoa errada. Mas tinha consciência quem era: “sou nazireu de Deus” (v.17). Sansão revelou “tudo o que tinha no coração” (v.18).

No colo da Dalila, teve seus cabelos cortados: v.19. “e sua força desapareceu”. Sua força não estava no cabelo. Sua força estava no Senhor: “Mas ele não sabia que o Senhor havia se retirado dele” (v.20). Sansão estava fraco, mas “não sabia”. Pior do que a fraqueza, é a ignorância da fraqueza.

Sansão foi preso pelos filisteus. Seus olhos foram furados (v.21). Agora ele não mais desejaria as mulheres pelo olhar!

Sansão tornou-se um animal de trabalho. Foi humilhado: v.23-27. O forte tornou-se fraco. Aquele que colocava medo em todos, agora é zombado. O homem que era mais forte do que um leão, torna-se mais fraco do que uma criança. Aqueles que fugiam de Sansão, agora riem dele. Sansão tornou-se troféu de conquista dos filisteus.

Você acha mesmo que vale à pena jogar fora a vida que Deus para você? Sansão é um sinal de que não vale à pena brincar com o pecado.


A última oração
Sansão foi levado ao templo do deus Dagom, que era um deus adorado pelos filisteus. Enquanto era zombado, ele pediu para um jovem conduzi-lo até as colunas que sustentavam o templo. Enquanto mais de três mil homens caçoavam dele, orou: “Ó Senhor Deus! Lembra-te de mim e dá-me forças só mais esta vez…” (v.28). O Senhor ouviu sua oração. As colunas foram empurradas, e o templo ruiu sobre todos. Sansão matou mais gente em sua morte do que em toda a sua vida (v.30b).

Nos últimos momentos de vida, Sansão clamou ao Senhor. Talvez seja por isso que seu nome foi inserido na “galeria da fé” de Hebreus 11 (11.32).


Conclusão
Aprendemos com Sansão sobre o perigo de levar uma vida dissoluta. Mas também aprendemos que nunca é tarde para se arrepender. Sempre é tempo de voltar e recomeçar.
Mas você não precisa ser humilhado como Sansão para voltar-se para Deus. Você não precisa ter os ‘olhos furados’ para mudar a maneira de olhar a vida. Se os seus olhos fazem você pecar, siga a instrução de Jesus: arranque-os, ou seja, comporte-se como se eles não existissem.

Fonte: www.ibatistavidanova.org.br

13 comentários

  1. Mas seu pai e sua mãe não sabim que isto vinha do Senhor; pois procurava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. Juizes 13:4
    E que mais direi ainda? Certamente me faltará o tempo necessário para me referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão....Hebreus 11:32

    ResponderExcluir
  2. sabia sim! A bíblia nos revela que o pai e a mãe de sanção ainda ofereceram holocausto a anjo que subiu na fumaça e eles creram que aquele anjo era do senhor e antes disso o pai de sanção fica preocupado como criaria o filho e pede instruções ao anjo, porem a única coisa que me traz duvida nesse texto a parte que diz que sanção tomou bebida forte em momento nem um na bíblia isso é encontrado são especulação de pregador porem o texto a cima esta ótimo.

    ResponderExcluir
  3. A mãe dele poderia ter cancelado o nazireado dele se ele tivesse dito aos pais que tocou em animal morto,porem ele não disse nada

    ResponderExcluir
  4. Um abençoado estudo, estarei aplicando ele na igreja onde congrego no culto dos jovens.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. Deus simplesmente poderia fazer com que Sansão enxergar-se, mas não. Isto foi a conseqüência do pecado. O venho dizer desta história é que o pecado tem conseqüência, e forte... Mas por por outro lado Deus nos dar sempre uma nova chance, no nosso meio... Porque Sansão mesmo cego, derrotou todos os inimigo de Deus... Isso é uma lição na vida de muitos...

    ResponderExcluir
  6. mas uma vez o homem usa seu livre arbitrio p fazer o q acha melhor, e assim sai completamente da vontade de DEUS e colhe as consequencias,lição forte.

    ResponderExcluir
  7. mas uma vez o homem usa seu livre arbitrio p fazer o q acha melhor, e assim sai completamente da vontade de DEUS e colhe as consequencias,lição forte.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito bom o estudo e tremendo onde tudo desanda por causa de uma desobediencia displicente. Ele passa no local e como jovem , movido por sua vontade para para tirar mel da carcaça do leão, quebrando assim sua aliança com Deus. De uma forma tão distraida comprometeu todo sua missão. Assim muitas vezes somos nós, de forma sorrateira o pecado se apresenta e nem notamos o que está em jogo. Uma aliança de fidelidade, um testemunho santo, e perdemos a oportunidade de glorificar ao Senhor.
    Estejamos alerta as ciladas que nos aparecem, pode parecer doce, mas vai nos tirar do proposito e se tornar amargo.

    ResponderExcluir
  9. Se os olhos espirituais não estiverem abertos para enxergar a aparência do mal todo o corpo sofrerá as consequências ..

    ResponderExcluir
  10. O que nos chama atenção é que Sansão era escolhido e separado pelo Senhor para fazer a vontade de Deus...mas em nenhum momento nós lemos que Sansão orou, jejuou ou ofereceu sacrificios para o Senhor, ele andava em sua própria visão, e Deus sendo fiel usava ele pela misericórdia por que foi o proprio Senhor que fez o voto com os pais de Sansão. Acontece com muitos irmãos hoje em dia, faz o que quer não pergunta a Deus, acha que esta fazendo muito e anda na propria visão. Se sujeitam a tudo menos a Deus.

    ResponderExcluir
  11. Se você quer viver em SANTIDADE existe duas coisas que você precisar aprender e praticar:
    1⏩ Resista o diabo. Tiago: 4.7
    2⏩ Dos desejos da carne você foge. 1Coríntios: 6.18

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas