Antigo Testamento

Novo Testamento

PERSONAGENS ANÔNIMOS

Artigos E Curiosidades

Calebe, o Valente de Deus

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Calebe é um homem da história porque foi um homem de fé. Quando tinha 40 anos, foi escolhido para representar sua tribo Judá e ir espiar as terras de Canaã. Havia 12 homens escolhidos, um de cada uma das tribos de Israel. Partiram de Cades Barnea, passaram Hebrom e chegaram ao riacho de Escol, lá apanharam um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado em um mastro por dois homens, sendo o tempo das primeiras uvas maduras. Levaram também romãs e figos quando retornaram, 40 dias depois de vascular a terra.

Quando os 12 homens retornaram, mostraram o fruto da terra e disseram “É uma terra boa, onde emana leite e mel, mas não podemos ir e possui-la, como disse o Senhor. Está cheia de gigantes, e somos gafanhotos comparados a eles”.

Havia ainda esse grande homem chamado Calebe que acalmou o povo e disse, “Vamos em frente e a possuamos porque somos capazes”. Obviamente Calebe estava confiando na Palavra de Deus enquanto os outros homens estavam olhando apenas para os obstáculos. Houve apenas um homem que concordou com Calebe. Era um homem da tribo de Efraim chamado Oséias. Moisés o chamou Josué e esse é o nome pelo qual é conhecido.

Bem, tragicamente os filhos de Israel acreditaram nos homens de fraca fé mais do que em Calebe e Josué. O povo passou a noite chorando e dizendo que desejavam ter morrido no Egito ou no deserto. Disseram, “Vamos apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe até a morte e apontar outro líder para conduzi-los de volta ao Egito.”

Deus ficou muito bravo com essa incredulidade e rebelião e, por isso, disse que deixaria Israel no deserto até que cada um dos homens adultos, exceto Josué e Calebe, morressem e, então, colocaria seus filhos na terra prometida. Por causa da fé de Calebe, 45 anos mais tarde recebeu a montanha que tinha espionado.

Somos cristãos como Calebe ou somos como os descrentes israelitas? Quando Deus fala, devemos acreditar nEle sem reservas e agir segundo Sua Palavra.

Perguntas – CALEBE
1. Qual era a tribo de Calebe?
2. Que trabalho foi atribuído a ele?
3. Quantos anos tinha nesse tempo?
4. Onde estava Israel quando os espiões foram enviados?
5. O que lhes foi incumbido de descobrir sobre a terra?
6. Foi-lhes dito para trazer frutas ou fizeram isso por conta própria?
7. Em que estação foram espiar a terra?
8. Qual foi a fruta mais extraordinária?
9. Como foi carregada?
10. Quais outras frutas foram trazidas?
11. Como era chamado o lugar das uvas?
12. Quantos tempos gastaram espiando a terra?
13. O que disseram emanar da terra?
14. O grupo de espiões achou que Israel poderia ir para lá?
15. Por que ficaram com medo de ir para a terra?
16. Todos os espiões concordaram com essa opinião?
17. Quais dois não concordaram? E o que esses pensavam?
18. Quais dos espiões Israel acreditou?
19. O que Deus fez em decorrência de sua decisão?
20. O que aconteceu a Calebe como resultado da sua fé?


Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br

11 comentários

  1. Confiar em Deus e ter fé é a chave de tudo.
    A paz esteja convosco irmãos.

    ResponderExcluir
  2. É que estamos acostumados a andar por vista e não por fé, talvez pela vasta oferta de emprego, cartão de crédito e outros. Esquecemos inclusive que para agradar ao Senhor temos que caminhar pela fé, acreditar naquilo que para nós é impossível como foi também impossível aqueles homens herdar a terra. Bom é o gosto da vitória depois de passar o mar, deserto e gigantes, que Deus em Cristo vos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo,mas faltou as referencias bíblicas
    Fiquem na paz...

    ResponderExcluir
  4. Gosto de ler ,estudar o povo de Deus, vejo q não mudamos muito em relação a este povo irmão.Temos porem uma grande vantagem:vimos o Cristo e sua cruz e sabemos q a nossa cruz é leve e se torna suave quando nos conduzimos lado a lado com Jesus.Deus seja por nós seus filhos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ler ,estudar o povo de Deus, vejo q não mudamos muito em relação a este povo irmão.Temos porem uma grande vantagem:vimos o Cristo e sua cruz e sabemos q a nossa cruz é leve e se torna suave quando nos conduzimos lado a lado com Jesus.Deus seja por nós seus filhos.

    ResponderExcluir
  6. meu nome e calebe por que meu pai e minha mãe sonharam que calebe era um homemde muita fé e muito corajoso e acabaram colocando o meu nome de calebe

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz meus Amados!
    Uma Linda História, nos mostra, trazendo para o dia de Hoje, somos muitas vezes desanimados por pessoas que estão ao nosso lado, porém vamos ver que Calebe não obedeceu ao que o Homem exigia, mais sim a voz do Senhor, que possamos independente da situação, obedecer a voz do Senhor, pois onde ele nos mandar, ele estará conosco. Que Deus os Abençoe. Sou novo na Fé, estou começando agora e cada dia aprendo mais com essas Histórias de superação.

    ResponderExcluir
  8. Calebe verdadeiramente era um homem de Deus corajoso...

    ResponderExcluir
  9. A fe e o unico meio pelo qual podemos chegar a terra prometida, a mansao celestial.

    ResponderExcluir
  10. A fe e o unico meio pelo qual podemos chegar a terra prometida, a mansao celestial.

    ResponderExcluir
  11. Calebe perseverou na promessa de
    Deus
    é entrou nela Deus é fiel.

    ResponderExcluir

Últimas Postagens

Postagens Aleatórias

Postagens Mais Lidas